No dia 14 de Setembro de 2017, a Prefeita Rita Tenório em conjunto com a Secretária de Saúde Luana Correia, iniciaram a campanha de Multivacinação, com o objetivo de atualizar os cartões de vacina da população de Chã Preta.

A ação vai até o dia 22 de Setembro e vai ter continuidade na unidade de saúde Francisco Soares.

Venha cuidar da sua saúde!

Veja todas as fotos em nosso Facebook clicando aqui!

Presidente da AMA, Hugo Wanderley revela que em Alagoas 90% das prefeituras dependem do FPM, que tem como base o IPI e o Imposto de Renda

O Jornal Gazeta de Alagoas deu destaque, este final de semana, às projeções do Tesouro Nacional que apontam uma queda de 21% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para outubro. A previsão tem preocupado os prefeitos. Serão R$ 24 milhões a menos em um período onde qualquer queda de arrecadação compromete o orçamento municipal.

No mesmo período de 2016, os municípios alagoanos receberam R$ 116.107.879,80. A previsão para este ano é de um repasse de R$ 91.913.263,56. Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley a baixa receita projetada acende um sinal de alerta para os gestores públicos e orienta um corte brusco de despesas para não comprometer pagamentos essenciais como servidores e fornecedores. O prefeito lembra que o pagamento do 13º se aproxima e todas as obrigações sociais que praticamente dobram o orçamento mensal.

“É uma situação preocupante, nunca os prefeitos passaram por um período tão difícil e com uma carga de responsabilidade tão grande. E não falo apenas pela redução do FPM, mas, sobretudo pelo subfinanciamento e atraso nos repasses dos programas federais, corte em recursos para investimentos e aumentos de toda ordem. Nossa principal preocupação é que, em futuro próximo, se os prefeitos não buscarem alternativas, haverá atraso de folha de pagamento e o caos completo no município”, afirmou Wanderley.

É uma realidade triste, mas é a realidade é essa e a AMA está alertando a sociedade o que está acontecendo com os municípios, hoje responsáveis por praticamente todos os serviços prestados. “O governo federal cria programas e não indica de onde tirar dinheiro. Precisamos mostrar a população a responsabilidade de cada ente federado e que os prefeitos não podem ser crucificados pelo que deixam de fazer”, acrescentou Wanderley.

No final de 2016, os gestores em fim de mandato conseguiram fechar as contas com os recursos da repatriação que, na segunda etapa, teve a receita frustrada. Com insumos aumentando, as contas de energia e de combustível extrapolam o orçamento, já comprometido também com as correções dos pisos salariais, dos planos de cargos e carreira que estão inviabilizando as folhas da Educação e os aportes mensais que os prefeitos têm feito para manter a merenda, transporte escolar, os programas de saúde da família, entre tantos outros.

Se a economia não reagir a situação dos municípios pode piorar. Em Alagoas, 90% das prefeituras dependem do FPM, que tem como base o IPI e o IR, impostos que estão refletindo a crise no país.

Além das estatísticas nada animadoras, os prefeitos estão convivendo com os cortes em programas importantes, como o PAC, que estão deixando obras paradas nas cidades. “Somos o elo mais frágil dessa corrente e muito fiscalizados pelos órgãos de controle. Punidos, muitas vezes, por deixar de executar obrigações que são federais. A AMA e a CNM têm alertado os gestores. A União está quebrada, com muitas dificuldades financeiras. Os municípios estão absorvendo e mantendo os serviços básicos para a população, mas com a crise a situação está ficando, cada vez mais, insustentável”, concluiu o presidente da AMA.

Confira a matéria da Gazeta: http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=312058

Fonte: AMA

A prefeita Rita Tenório, o vice Tó Teixeira e todos os secretários participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras, por ocasião dos 195 anos de Independência do Brasil.

Diversas escolas participaram do evento com alunos e professores. Ao final a Banda fanfarra fez uma belíssima apresentação.

Veja todas as fotos em nosso Facebook clicando aqui!

No dia 1° de setembro de 2017, A Prefeita Rita Tenório, o Vice Prefeito Tó Teixeira (Áureo) e o Secretário de Agricultura Ari Vasconcelos, promoveram mais uma vez a Feira Agrária que se intensificou na cidade de Chã Preta e se Tornou alvo de um documentário, produzido pelo Governo do Estado no âmbito da agricultura.

Veja todas as fotos em nosso Facebook clicando aqui!

O governador Renan Filho, o deputado Francisco Tenório, a prefeita Rita Tenório, vice Tó Teixeira e seus secretários entregaram a população de Chã Preta nesta quinta-feira recursos para a aquisição de uma ambulância, trator e duas grades aradoras, o sistema de abastecimento de água do Conjunto Manoel Tenório, a doação do terreno para construção de casas populares e ainda o novo projeto da Rodovia Chã Preta a Correntes.

Na oportunidade também foi prometido pelo governador Renan Filho a pedido do deputado Francisco Tenório a rodovia Chã Preta a Santana do Mundaú.

Na edição do Governo Presente secretários estaduais ampliaram o apoio ao Governo Chã Preta para Todos.