EDUCAÇÃO CHÃ-PRETENSE: RESULTADOS POSITIVOS NA AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA

Por ASCOM-PREFEITURA DE CHÃ PRETA - publicado em 24 de Janeiro de 2024 às 09:38:12

A Prefeitura de Chã Preta, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria do Estado de Alagoas, durante o ano letivo de 2023, realizou o Programa de Fluência Leitora com todos os alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
O projeto serviu para analisar o nível de alfabetização das crianças, onde o objetivo principal do programa é aprimorar as habilidades de leitura, priorizando a compreensão, precisão e velocidade.
Os dados demonstrados revelam o sucesso do Programa de Fluência Leitora, quando implementado no município de Chã Preta. O impacto positivo das estratégias implementadas em todas as etapas do projeto, demonstram um aumento no número de leitores fluentes.
No início do ano letivo de 2023 foi realizada uma avaliação e apenas 7% foi diagnosticada como “leitor fluente”, hoje o número é de 47%.
Dentro dessa porcentagem era esperado pelo estado para o município atingir 27% . E ultrapassamos para 47%.
O prefeito Maurício Holanda, disse que a leitura contribui para o desenvolvimento das crianças. " Um grande passo foi dado para estimular a cidade a se transformar em uma cidade leitora. Nossa educação tem incentivado o hábito da leitura de todos os alunos", afirmou o gestor.
De acordo com a secretaria de educação Ana Izabel, este resultado só foi possível devido ao empenho de toda rede de ensino, professores,coordenadores, diretores e alunos. "Vamos continuar fortalecendo o sistema educacional chã-pretense, proporcionando cada vez mais oportunidades enriquecedoras pra todos os estudantes do nosso município”, concluiu.
O teste de leitura é aplicado pelos professores da rede municipal de ensino, por meio do aplicativo (CAED), desenvolvido e disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-AL).